segunda-feira, 30 de março de 2009

Faxinal, “o caminho das águas”



Viver é uma grande aventura: viajar, conhecer novos lugares, surpreender-se com paisagens pouco vistas em nosso cotidiano, ter a sensação de liberdade que só um lugar diferente daquele que estamos acostumados pode nos proporcionar.

Agora imagine fazer tudo isso sobre duas rodas?? A sensação de aventura se torna ainda maior, com certeza!

O Paraná possui lugares incríveis, e alguns deles desconhecidos pela população local. Pela ânsia de conhecer outros estados, ou até mesmo outros países, acabamos nos tornando anônimos daquilo que está tão próximo.

Belas paisagens, muito verde, cachoeiras perfeitas, trilhas, são algumas das belezas naturais que Faxinal, “o caminhos das águas”, como é conhecida, tem a nos oferecer. Pra quem não conhece, Faxinal tem como municípios limítrofes as cidades de: Marilândia do Sul, Ortigueira, Mauá da Serra, Grandes Rios. Sua população estima-se em 16.000 hab. (IBGE 2008).

A localidade tem uma procura boa, tratando-se do turismo, porém, poderia ser ainda melhor, se a divulgação fosse um pouco mais abrangente. Muitas pessoas desconhecem a cidade, ou os atrativos que estão inseridos nela.

O turismo de aventura, e ecoturismo, como já foram citados anteriormente aqui, são as modalidades mais praticadas por visitantes da localidade, por conter paisagens propicias à prática, como por exemplo, 18 cachoeiras de fácil acesso, a grande maioria em propriedades particulares, com cenários incríveis para quem se propõe a percorrer trilhas e estradas que cruzam o interior. Poderíamos citar aqui a cachoeira do Chicão I e II, que são conhecidas como portal do roteiro Canyon Cruzeiro, localizadas no Rio Bufadeira, são duas quedas distantes 200 m uma da outra, sendo a primeira com 25 m de altura em queda alternada, e a segunda com 46 m de altura em queda continua, caindo por paredões com fendas, onde marca o começo da trilha do Canyon, sendo propícia para a prática de rapel, o seu acesso é feito por estrada cascalhada para Bufadeira do Cruzeiro, num percurso de 5 km. O horário de visitação do local, por ser de propriedade particular, é das 8h às 18 h.



(Cachoeira Chicão II)

O Canyon do Cruzeiro tem como características à combinação ora rochosa, ora coberta com campos, alternadas com setores de floresta nativa bem conservada, em seu curso observa-se uma seqüência de cachoeiras que variam de 2 a 100 m de altura, várias quedas e corredeiras dotadas de maravilhoso apelo visual, onde estão também as trilhas do Areio e Perau, que são percorridas muitas vezes em leitos de rios, mas uma dica pra quem gosta de turismo de aventura, pois é propicio para a pratica de rapel e canyoning.

Com características diferentes entre si, as cachoeiras têm em comum a beleza natural, dentre elas:

Cachoeira da Fonte, que envolve grande misticismo para quem a visita, essa cachoeira recebe o nome de Fonte, devido uma igreja em sua proximidade, onde há uma nascente dentro da mesma, cujo suas águas tem poderes de curas milagrosas .Existe dentro da igreja um grande número de fotos, muletas e etc... de graças alcançadas pelos fiéis..

Véu da Noiva, que possui uma gruta e um lago interno, com paisagens incríveis. Esta cachoeira possui uma rara beleza, as águas descem dispersas pelas rochas caracterizando um véu entre uma vegetação com espécies raras, pessoas mais ousadas, escalam seus rochedos para banharem-se num peitoral que fica acima do centro da mesma. À 100m. possui uma gruta, com um lago interno e vegetação diversificada. Nas proximidades existem 3(três) cachoeiras sendo uma com grande fluxo de água, todas possuem mata ciliar.

Porta do Céu, que fica localizada no meio do canyon, de difícil acesso, porque em sua base há a existência de uma caverna.

Três Barras, que acima de sua queda d’água existe uma escada natural de rochas, coberta pelas águas, onde crianças, jovens e adultos utilizam para o lazer.



Pedreira, esta cachoeira sofreu um desvio de percurso, devido a existência de uma pedreira extinta no Rio São Pedro, que atravessa a zona sub urbana da cidade e deságua no Rio do Peixe. No patamar rochas servem de trampolim, a seus freqüentadores, que nadam e mergulham no lago. Cercada por rochas de vegetação rasteira. De fácil acesso,aproximadamente 800m da cidade.

Gotas de Cristal, tem o nome por conta de suas águas cristalinas, que permitem uma hidromassagem natural.



Corredeira São Bento e Cachoeira São Bento, são interligadas, e possuem águas limpas, e piscina natural logo após as quedas d’agua.

Vila Nova, fica aproximadamente a 2 km da cidade, rumo a Vila Nova. No caminho você pode conhecer uma figueira centenária, onde são necessárias 17 pessoas para abraçá-la. Existem guias para acompanhar até essa cachoeira.

Todas elas em podem ser visitadas num único passeio, além de que existem guias para todos os passeios, e para a pratica do rapel, é necessario assinar termos de responsabilidade, por algumas cachoeiras conter um certo grau de dificuldade de acesso.

Essas são algumas dicas para que gosta de aventura, e está disposto a conhecer belos lugares, que definitivamente encantam.



fonte: www.luardeagosto.com.br/faxinal.html



Naiara Queiroz

Acadêmica do 3º ano de Turismo

FECEA - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana

e-mail: naiara_queiroz@hotmail.com

6 comentários:

Naiara Queiroz disse...

Espero que gostem!

Arapongas Moto Club disse...

Parabéns Naiara!!!

Muito boa a reportagem, estou muito satisfeito com a parceria!

Paulo José disse...

Muito boa a matéria, achei a região de Faxinal expetacular, pretendo levar minha esposa e meus filhos para conhecerem.

Estão de parabéns Arapongas Moto Club e você também Naiara.

Abraços

Alessandro disse...

Muito interessante a região, sou louco por agua.
se pudesse, ia hoje!

Luciene Mione disse...

Adorei a reportagem, achei a região de Faxinal diferente e ainda mais poder ir pra agua ou fazer qualquer esporte,,,

GUIA SAFARI BRASIL disse...

Muito obrigada pela info. Nosso canal objetiva divulgar exatamente belezas como estas e sua localização. VALEU