sexta-feira, 15 de maio de 2009

Moto Guzzi Stelvio, a big-trail da marca italiana


Os fãs das big-trail em todo o mundo já têm um motivo a mais para comemorar. Isso porque a Moto Guzzi, tradicional fábrica italiana de motocicletas pertencente ao Grupo Piaggio, acaba de lançar a imponente Stelvio. A apresentação foi feita no Salão de Milão, realizado entre os dias 6 e 11 de novembro, e causou boa repercussão na ocasião. Também, pudera. A novíssima Stelvio marca a volta da fabricante ao mercado das big-trail, de onde havia saído com o encerramento da produção da Quota, outro sucesso da marca de anos atrás.


No Brasil, os modelos da Moto Guzzi estão disponíveis apenas por importação independente. É no mercado americano e europeu que a marca tem maior representatividade. Toda a sua história, por sinal, começou na década de 20 com os sócios Carlos Guzzi e Giorgio Parodi em uma pequena fábrica situada na região de Mandello Del Lario, na Itália. Referência no mundo das competições naquela época, a marca ganhou reconhecimento internacional e, ao lado de MV Agusta e Ducati, é hoje uma das maiores fabricantes de motocicletas italianas. Se depender de tradição, ela tem tudo para voltar às graças dos motociclistas mais exigentes com a novíssima Stelvio.

A nova big-trail da Moto Guzzi chama a atenção pelo estilo imponente e moderno. Na dianteira o destaque fica por conta da carenagem, posicionada bem à frente do usual. Ainda na carenagem frontal estão os faróis com desenho arredondado e um pequeno pára-brisa, bom para o deslocamento em altas velocidades. O assento é em dois níveis, sendo que o do piloto tem altura de 840 mm. Por sinal, entre o tanque de combustível (18 l) e o assento do piloto está um compartimento para guardar pequenos objetos durante as viagens, como documentos, luvas e celular.


Na curta rabeta está o conjunto de piscas e da lanterna, com LEDs, tudo em uma única peça. Outro ponto que chama a atenção é o desenho do escape, com saída dupla, que confere um visual esportivo à Stelvio. Apesar de todos esses “adereços”, o grande atrativo da moto está mesmo em seu conjunto mecânico.

V2 transversal

A principal característica das motos fabricadas pela Moto Guzzi é o motor disposto na transversal com os cilindros saindo pelas laterais da moto, um “detalhe” que chamou muito a atenção do público em Milão. Com 1.151 cm³, este bicilíndrico em “V” da Stelvio traz quatro válvulas por cilindro e oferece 110 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque de 10,8 kgm a 6.400 rpm. O câmbio é de seis velocidades, com a transmissão final feita por eixo-cardã.

Na ciclística, a Stelvio usa um quadro tubular que apresenta boas respostas contra torções, segundo informa o fabricante. Na dianteira, a suspensão é invertida, com tubos de 50 mm de diâmetro e curso de 170 mm, com possibilidade de ajustes. Já na traseira a suspensão é monoamortecida, totalmente ajustável na pré-carga. Para parar esta big-trail com segurança, a Moto Guzzi equipou a Stelvio com freios de dois discos flutuantes de 320 mm de diâmetro na frente e disco simples de 282 mm atrás.


Disponível apenas para o mercado internacional, a Stelvio deve enfrentar uma concorrência de peso na mesma faixa de cilindrada, como a BMW 1200 GS, Honda Varadero, Suzuki DL 1000 V-Strom, KTM 990 Adventure e Triumph Tiger 1050. Se em desempenho e beleza a Stelvio não deixa por menos, no preço ainda há uma grande interrogação. Isso porque a Moto Guzzi não divulgou os valores que serão praticados com a nova moto.

fonte: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens_Conteudo.vxlpub?hnid=38561

10 comentários:

Blog UDDG disse...

Bem, moto não é comigo, mas achei todas mto boas ;)

Daan disse...

A se eu pudesse meu dinheiro desse oO,
Po cara,acho que exclui seu coemntario sem querer ¬¬', vlw pelo coments XD

Blog UDDG disse...

Viu como eu comentei !

Agora vá no meu blog e cumpra seu dever também ;)

Zoombie x9 disse...

ser pobre é phoda ¬¬
.
.
adorei o blog
.
.
http://sodamix.wordpress.com/

caroline caiana disse...

Muito obrigada pela dica, irei aumentar a letra dos meus post's!

raphael vaz disse...

olá cara.
vim parar no seu blog através de uma comunidade do orkut e como o gúh que comentou acima, de moto eu nem entendo nada. tnho até um medo danado. mas valeu a informação destas motos Guzzi Stelvio. Me valeu até uma curiosidade. Por acaso você sabe se além desta marca, MV Agusta e Ducati existe mais alguma italiana no mercado?

att,

ninainwonderland disse...

muito bonitas as motos, mas confesso que prefiro um fusquinha!

Vic Vivendo disse...

Sou louca por motos mas tenho medo de comprar uma , pois moro em frente a uma avenida e já vi vários acidentes. Elas realmente são lindas meu sonho de consumo proibido ahushau

Bjoss

procion854 disse...

Ola pessoal, Sou Ademir, tenho uma MotoGuzzi modelo Stone, com 1755 km originais (nova), e quero vender, alguém se habilita?
ademirdecarlo@hotmail.com é o meu e-mail.

Arapongas Moto Club disse...

Boa tarde Ademir.

O Arapongas Moto Club é um moto club virtual apenas, mas muitas pessoas passam por aqui, deixe seu nome, telefone, modelo e ano da moto, pode ser que alguém passe por aqui e te ligue.

Abração!!!