quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Clones chineses


No fórum PN (Pequenas Notáveis), abriu-se uma discução muito interessante, que não envolve apenas o mundo das duas rodas, e sim uma questão econômica mundial e de cultura.

Fabricantes de motociletas e também de automóveis são acusados constantemente por "clonar" modelos de motos de outros fabricantes, abaixo coloquei as minhas postagens do fórum:

"Vocês acham que a Honda é ingenua para não processar esses fabricantes!? hahahaha :lol: Um moto dessa ai não custa mais que R$ 5.000,00 para o consumidor final, para o fabricante é quase de graça, a Honda, como ela não é bobo nem nada, compra esses projetos barator, colam um adesivo escrito Honda, e tem motoboy metido a motociclista que fala que Honda é Honda, a moto do brasileiro!!! E o pior, paga R$ 7.000,00 em uma moto dessa!!!! HAHAHAHAHAHAHA"

Mais adiante:

"O que foi que eu disse de errado?! Não disse nada de errado, não retiro uma ( , ) do que falei, esse processo é natural da economia. Por que empresas grandes vão se preocupar em gastar milhões em pesquisas para produzir pequenas motos?! Se é possível conseguir mão de obra, braçal e intelectual, em países como a China e Índia paganado pouco e causando o mesmo efeito?! É uma questão de economia!!! Não critico nenhuma marca, elas estão é mais que certas!!! Viva a Economia de Mercado!!! :clap: Motos da honda, suzuki e yamaha, só são verdadeiramente genuínos em sua origem quando a cilindrada aumenta!!! Um exemplo de motocileta de baixa cilindrada que realmente é fabricada e projetada pela sua 'marca' é a nossa desejada austriaca KTM!!! Pessoal, não quero criar clima pesado aqui, só estou dando um parecer global do mundo duas rodas, eu fiz um trabalho sobre isso na faculdade e fui muito bem comentado!!! Sou estudante de Economia. Peço desculpas a quem eu acabei ofendendo!!"

Logo depois:

"Relaxa amigão!!! Não sei os outros temas, só sei que moto é um assunto que não se deve brigar, e sim rir, contar causos e causos, curiosidades e experiências. Acredito que todos aqui no PN pensam assim, moto é uma paixão, ta feliz = ta valendo!! Tudo resolvido!!! heehehe :clap:"

O moderador global fechou com chave de ouro:

"Tem um casop de um empresário europeu que se associou com um chinês pra fabricarem carros na China. O europeu desenvolveu o projeto e começaram a montar a fábrica. Para surpresa dele, o sócio chinês montou outra fábrica do lado pra fazer o mesmo carro, mas com outro nome. O empresário foi fazer uma denuncia pro governo Chinês e teve como resposta que havia cliente pra todo mundo. Que ele não deixaria de vender mais carro por causa da outra fábrica do seu sócio. Então, ficou tudo como está. Então, qualquer um que for fabricar moto na China, com certeza vai ter seu produto clonado. Mas deixam de fabricar lá? Nunca...pois ainda lucram muito fabricando lá."

Nenhum comentário: