quinta-feira, 6 de novembro de 2008

ADESIVOS REFLETORES: QUAL A FUNÇÃO?

O cliente Maurício Borges enviou a seguinte dúvida à Taurus Capacetes:"Recentemente adquiri um capacete San Marino preto. No entanto, não continha os refletores brancos (tipo etiquetas), que costumavam vir acompanhados. O vendedor da loja me informou que tais adesivos foram dispensados porque os próprios adesivos azuis claros, o selo do INMETRO, etc. já cumprem essa função. Isso está correto? Os novos capacetes não vêm mais mesmo com tais adesivos brancos refletores? Obrigado pela atenção, Mauricio Borges".

O gerente de vendas Gianfranco Ugo Milani esclarece que a explicação do vendedor sobre o selo do INMETRO não tem qualquer fundamentação e acrescenta as seguintes informações:"Realmente foi retirada da norma NBR7471/2001, que diz respeito à obrigatoriedade da aplicação dos elementos retroreflativos, em razão de não promover a segurança aos portadores de capacetes. Isto porque a idéia de que os fachos dos faróis deveriam incidir nestes elementos caiu por terra quando levantamos a norma técnica de fabricação de faróis automobilísticos, na qual o requisito técnico descrevo abaixo:

Tomamos como exemplo um farol, cujo o centro se encontra a uma altura de 40 centímetros em relação ao solo. A norma define que o facho da luz deve incidir a cada metro em 1% menor, ou seja, a origem do facho está a 40 centímetros em relação ao solo, decorridos 10 metros à frente a incidência do facho deverá estar a 30 centímetros em relação ao solo, e assim por diante.

Como podemos constatar, os elementos que eram aplicados aos capacetes, ficavam, em média, a 1,20 metros em relação com o solo, não existindo qualquer incidência dos fachos dos faróis nesta altura. Constatei, inclusive, que nós visulizamos melhor uma bicicleta quando os fabricantes dos pedais colocam os denominados "olhos de gato", que além de estarem em uma altura compatível com os facho dos faróis, ainda registram o movimento destes pedais, que proporcionam uma visualização maior do motorista que vem atrás.

A eliminação destes elementos já havia sido feita pelos fabricantes de todos os países. Isso pode ser constatado nas revistas especializadas importadas: nenhum capacete possui estas etiquetas refletoras.

O mais importante é que a lanterna traseira das motocicletas estejam em perfeita ordem, com as lâmpadas funcionando, limpas para melhorar a visualização, e serem utilizadas mesmo durante o dia, para aumentar a segurança. No caso de seu paralama traseiro não possuir um "olho de gato", adquira um e instale-o, pois aumentara ainda mais a sua segurança".

Fonte: http://www.tauruscapacetes.com.br

Nenhum comentário: