O tempo fica mais frio e seco tornando a estação mais propícia para viajar de moto. Junte-se a isso o maior número de encontros e eventos motociclísticos que acontecem neste período. Assim, cada motociclista, tende a ficar tempo mais prolongado em suas viagens. O grau de atenção necessário somando-se à posição de pilotagem durante um longo percurso traz sempre ao motociclista um stress e um cansaço fazendo com que os seus reflexos diminuam sensivelmente. Para evitar este tipo de problema, o professor e mestre em Educação Física, Fernando Octávio da Martins elaborou algumas dicas visando amenizar os efeitos provocados por horas de pilotagem.
“É importante o motociclista ter consciência do tempo de atenção relacionado aos seus reflexos durante uma viagem. Assim sendo sugiro que para cada 1 hora e meia (máximo) ou 150 quilômetros (o que vencer primeiro) de pilotagem, seja feita uma pausa de 15 minutos aproximadamente (Ginástica de Pausa)”.
Segundo SMITH (1985): “O cérebro envia e recebe impulsos elétricos, sem ruído, durante aproximadamente 40 minutos. Decorrido este prazo os impulsos nervosos passam a ficar sujeitos a falhas de comunicação podendo ocasionar acidentes somando-se á tenção da estrada”.
Complementa ainda o Prof. Fernando Octávio: “Esta tensão é diretamente desencadeada para todo o corpo, pois este está em uma posição estática durante um período longo de tempo, provocando uma estafa muscular e aumentando a concentração de lactato nos músculos que desencadeiam dores desconfortáveis”.
A parada sugerida de 15 minutos pode ser combinada com a ingestão de líquidos nutrientes e sais minerais combinados com o abastecimento e checagem na motocicleta.
Com a moto estacionada em local firme, a mesma poderá auxiliar em algum exercício de alongamento que deverão ser feitos antes de iniciar a viagem e a cada parada sugerida. Cada alongamento deve ser feito durante pelo menos, 20 a 30 segundos para cada exercício, de cada lado.
É bom lembrar que estes exercícios não são completos. Porém, o hábito de fazê-los regularmente possibilitará viagens mais agradáveis e menos cansativas. Lembre-se de fazer o exercício repetido, durante o mesmo tempo, para cada membro.
Exercício 1
Relaxamento e alongamento da região lombar.
Apóie o abdômen sobre o banco da motocicleta, inclinando a cabeça para baixo, certificando-se que o apoio lateral está à sua frente. Este exercício poderá ser substituído sentando-se em superfície plana, com as pernas cruzadas e flexionando-se o troco para frente.
Exercício 2
Alongamento dos membros superiores e peitorais.
Apóie os braços sobre o banco da motocicleta, com um pequeno afastamento lateral das pernas, joelho semi-flexionado, e incline o tronco para baixo.
Exercício 3
Alongamento do Ombro.
Segure o guidom, encoste o joelho do lado do braço que segura o guidon no chão; mantenha a outra perna flexionada e gire o tronco para o lado oposto do braço esticado.
Exercício 4
Alongamento da face medial interna da coxa.
Como se estivesse subindo na moto, apóie a perna e joelho no banco e flexione a perna que está apoiada no chão para baixo.
Exercício 5
Alongamento posterior de coxa.
Apóie a perna no banco e tente puxar o tronco em direção ao pé.
Exercício 6
Alongamento de panturrilha.
Apóie os braços na moto, estenda uma das pernas e flexione levemente a outra. Entre com os quadris para frete sem tirar do chão o calcanhar da perna estendida.
Exercício 7
Alongamento do braço posterior (tríceps).
Por trás de sua cabeça puxe o seu cotovelo em direção ao centro da coluna vertebral.
Exercício 8
Retificação da coluna.
Com os pés ligeiramente afastados e joelhos flexionados, cruze os dedos ligando as duas mãos e, acima da cabeça. Faça um movimento como se fosse “empurrar o céu”.
fonte: http://www.motoseguranca.com.br
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