Tenho visto muita gente discutindo sobre OHV, OHC, varetas e válvulas por ai. E sinto que a maior parte das pessoas não tem a mínima idéia do que se trata. Geralmente o Tio do cunhado do primo do visinho que entende muuuito falou que este ou aquele é melhor.Bom, eu como não sou mecânico e não entendo nada de nada deste assunto fui fuçar na NET para saber o que são estas sopas de letrinhas e o que significam, e principalmente qual é mais gostosa
Bem, este é o significado dos termos:
Bem, este é o significado dos termos:
OHV:
OverHead Valve. Está presente nos motores de combustão interna que possuem o comando válvulas instalado no bloco do motor. O acionamento das válvulas dá-se com o uso de varetas e balancins, ou seja, é um acionamento de válvulas indireto.Na imagem as famosas varetas aparecem com a legenda "Pushrod" e estão ligando as válvulas (Valves) ao eixo de comando (camshaft)
OHC:
É a designação que se dá a motores que tem o eixo do comando de válvulas localizado na parte superior do cabeçote do motor.Ou seja ao invés de varetas ligando o eixo de comando às válvulas, elas estão posicionadas exatamente embaixo dele, não sendo necessárias as varetas.
O que mais gera discussão sobre o assunto é qual sistema é mais eficiente? E a melhor resposta que eu encontrei até agora é que depende do objetivo a ser alcançado.
Os motores OHV são mais antigos, e menos eficientes em altas velocidades, pois (pelo que entendi) a sincronia das válvulas é mais difícil de ser alcançada em altas rotações (RPM), e o número de válvulas por cilindro é limitada. No entanto são muito compactos, econômicos e resistentes, são voltados mais para força.
Os motores OHC são mais modernos e por terem menos partes móveis são mais eficientes em termos de velocidade, pois se comporta melhor em altas rotações (RPM). Suas desvantagens são o alto custo, complexidade e fragilidade.
Ou seja, em Brasília nas retas da cidade, um motor OHC se sairia melhor, mas aqui em Minas Gerais ficaria a ver montanhas nos altos e baixos da região. Lógico que estou fazendo uma comparação porca, até porque existem vários outros fatores incluindo o piloto.Bem , no fim acho que só um piloto profiça iria notar a diferença, mas pelo menos agora, quando algum amigo chato a beça ficar te aporrinhando você já sabe do que estão falando enquanto que ele provavelmente não!
É a designação que se dá a motores que tem o eixo do comando de válvulas localizado na parte superior do cabeçote do motor.Ou seja ao invés de varetas ligando o eixo de comando às válvulas, elas estão posicionadas exatamente embaixo dele, não sendo necessárias as varetas.
O que mais gera discussão sobre o assunto é qual sistema é mais eficiente? E a melhor resposta que eu encontrei até agora é que depende do objetivo a ser alcançado.
Os motores OHV são mais antigos, e menos eficientes em altas velocidades, pois (pelo que entendi) a sincronia das válvulas é mais difícil de ser alcançada em altas rotações (RPM), e o número de válvulas por cilindro é limitada. No entanto são muito compactos, econômicos e resistentes, são voltados mais para força.
Os motores OHC são mais modernos e por terem menos partes móveis são mais eficientes em termos de velocidade, pois se comporta melhor em altas rotações (RPM). Suas desvantagens são o alto custo, complexidade e fragilidade.
Ou seja, em Brasília nas retas da cidade, um motor OHC se sairia melhor, mas aqui em Minas Gerais ficaria a ver montanhas nos altos e baixos da região. Lógico que estou fazendo uma comparação porca, até porque existem vários outros fatores incluindo o piloto.Bem , no fim acho que só um piloto profiça iria notar a diferença, mas pelo menos agora, quando algum amigo chato a beça ficar te aporrinhando você já sabe do que estão falando enquanto que ele provavelmente não!
fonte: http://dafra.forumais.com/dicas-uteis-f7/dica-diferencas-entre-ohv-e-ohc-t78.htm
Um comentário:
Olá, amigo
Bom, tive uma broz 150 honda com motor OHC e notei e até me falaram que esses motores fazem muito barulho , no caso da broz apenas o primeiro modelo saiu com motor OHC e os sequenciais mudaram pra OHV se não me engano , segundo mecanicos o fto da mudança era justamente o barulho, todos que chegavam proximo da minha moto depois de um tempo ligada falavam : nossa vc tem que regulara isso aí e eu sempre levava daí o mecanico me falava olha esse motor OHC faz esse barulho mesmo acabei acreditando quando meu amigo comprou uma mesma nova com motor OHV não barulhava. A grande dúvida é que estou querendo comprar uma lander x motard.por seu design mas o motor também é OHC , e aí ?
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